Brasão Tupi

Tupi Football Club
"(…)E vive a glória dos imortais"

Estádio Municipal Salles de Oliveira

Vista parcial do estádio

Vista parcial do estádio

O Estádio Dr. Francisco de Salles Oliveira, conhecido como “Campo do Tupi”, foi fundado em 19 de junho de 1932, sendo considerado o maior e mais moderno da Zona da Mata, com capacidade para 5 mil pessoas. Até o fim dos anos 1980, o estádio tinha capacidade para 8 mil espectadores.

O jogo que marcou a inauguração do espaço foi entre Tupi e Vasco da Gama, pelo Torneio Início do campeonato Carioca, empatado em 1 x 1. Bianco abriu o placar para o Carijó e Russinho empatou para o Vasco da Gama. Vestindo a camisa carijó: Armando Paschoal, Nariz e Belozzi; Caiana, Lima e Magalhães; Vavá, Miro, Lage, Bianco e Nery. A equipe carioca era formada por Marques, Domingos e Itália; Tinoco, Mamão e Lino; Baiano, Paschoal, Russinho, Mário Matos e Santana

Na maior reforma de sua história até hoje, o Salles Oliveira contou com investimentos do Ministério da Educação e foi remodelado na gestão de Maurício Batista de Oliveira. A obra, entre julho de 1988 e maio de 1989, remodelou o local para um aspecto bem próximo do que é encontrado hoje em Santa Terezinha, exceto pelas arquibancadas (desmontadas no final da década de 90).

Porém, com a construção do Estádio Municipal em 1988 e a proibição do uso das arquibancadas tubulares em competições oficiais, o Tupi se viu obrigado a mudar o local de mando de campo do Salles Oliveira definitivamente para o Helenão, depois de uma década revezando entre uma e outra arena. O estádio de Santa Terezinha recebeu seu último jogo oficial de profissionais do Carijó no dia 4 de julho de 1999, no empate de 1 a 1 com o Uberlândia, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro.

Recentemente, a diretoria do Tupi Football Club reformou o “Alçapão Carijó”, colocando uma nova cobertura para as bancadas, que também recebeu uma nova pintura. Apesar de não receber mais jogos profissionais, desde a década passada, o “Alçapão Carijó” é muito usado para treinamentos, tanto da equipe profissional quanto das categorias de base. A maioria dos jogos das equipes de base ocorrem  também, no Salles Oliveira.

Fonte: Wikipedia