Brasão Tupi

Tupi Football Club
"(…)E vive a glória dos imortais"

Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

 

Foto torcida estádio

O Estádio Municipal radialista Mário Helênio foi construído em outubro de 1988, batizado originalmente de Estádio Regional. Em 1996, decreto municipal alterou o nome para Estádio Municipal radialista Mário Helênio, uma justa homenagem ao radialista, jornalista e cronista esportivo Mário Helênio de Lery Santos, morto no Natal de 1995.

A inauguração contou com um clássico internacional entre Flamengo-RJ e Argentino Juniors-ARG, onde  Zico foi o mestre de cerimônia. O jogo terminou com vitória da equipe carioca por 2 a 1, dois gols de Bebeto. Na preliminar, o clássico Tupi X Sport, com vitória do Verdão por 2 a 0, gols de Ronaldo (primeiro gol oficial no estádio) e Mamão.

Situado no bairro Dom Orione, ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, com capacidade para receber 40 mil pessoas. Entretanto, por decisão do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos presentes, teve a capacidade alterada para 31.863 torcedores.

Atualmente, de acordo com informações atualizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora sua estrutura é composta por 04 vestiários, 01 sala de imprensa, departamento médico (inclusive com sala de ortopedia), serviço de alto-falante, 10 cabines de rádio e televisão, 05 bares, cantina no hall de entrada, sistemas de irrigação e iluminação modernos, estacionamento para 78 carros (autoridades e imprensa), tablado para rádios próximo à arquibancada coberta, 01 vestiário destinado para integrantes femininas da arbitragem.

Construído fora da orientação Norte-Sul, como recomenda a Fifa, em dias de jogos durante o dia, os jogadores ficam desprotegidos do ofuscamento produzido pelos raios solares.

Em seus 27 anos, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio tem sido palco de muitos jogos; Entre eles, os do Tupi pelos campeonatos Mineiro e Brasileiro, e Copa do Brasil, além de decisões históricas como o confronto entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 1989, em 02 de outubro, que marcou a despedida de Zico. Na ocasião, vitória rubro-negra por 5 a 0 sobre o tricolor das Laranjeiras.